logo
titulo-noticias
SEPARAÇÃO DO LIXO AGORA É LEI.
SEPARAÇÃO DO LIXO AGORA É LEI

Foi aprovado a nível federal lei que determina/obriga os municípios a realizarem a coleta seletiva (separação do lixo orgânico do seco/reciclável )como forma de amenizar o impacto de dano ambiental,sobretudo nos lixões (aterros sanitários), onde são jogados, por boa parte dos municípios todo o tipo de restos da atividade humana ou empresarial.

AGORA É LEI. Agora sai? Tem que sair. 

Em Bombinhas, não foram poucas as tentativas de implantar o sistema no município, que desse um selo de qualidade e diferenciação em relação a outros que também não fazem a coleta seletiva. Na AEMB, desde 2007, o assunto foi tratado e proposta foram levadas à Administração Municipal. Mas antes disso já havia projetos de outras iniciativas com mesmo intuito. Diversas vezes o especialista em meio-ambiente José Emiliano Rebelo, e associado da AEMB, apresentou projetos. A consultora Roseli Capudi também apresentou projeto que levasse à coleta seletiva, limpeza de nossas áreas desocupadas. Roseli atuou no SESI e em Jaraguá do Sul, como consultora, participou de ações neste sentido.

A AEMB e a CDL adotaram com firmeza o dia mundial de limpeza de praias -movimento mundial - como evento no terceiro sábado do mês de setembro. 

O Instituto Kat Schurmann discutiu o assunto, propôs ainda em 2007 uma parceria com a prefeitura para formar uma cooperativa em fossem aproveitados resíduos reaproveitáveis, incluindo socialmente diversas pessoas/coletores que seguem sem qualquer orientação. Um projeto de construção de um galpão foi apresentado pelo Instituto Kat Schurmann. O senhor Vilfredo Schurmann chegou a visitar o sistema que funciona em Gaspar desde a década de 1990. O ex-presidente da AEMB e atual vice-presidente Mário Pera que foi vereador em Gaspar entre 1993-1996, participou da implantação do sistema em Gaspar. O projeto daquela cidade foi premiada pelo Banco Unibanco, com selo de qualidade ambiental.

O assunto foi apresentado no conjunto de propostas que AEMB e CDL apresentaram aos candidatos a prefeito em 2008. 

Agora que virou lei terá que sair do papel. Esperamos que seja adotado um sistema enxuto, racional e funcional, em que se aproveite os modelos existentes em municípios que já fazem a coleta seletiva há muitos anos. Como vemos temo diversas pessoas em todos os setores com experiências suficientes para contribuir  - e de graça - para que alcancemos mais esta etapa de qualidade de vida da população. Não podemos continuar jogando no mesmo caso de lixo alimentos, latas, papéis, práticos, pet. Enfim, há muito tempo isto não é um procedimento adequado para uma sociedade que pensa efetivamente em todos os meios de proteção ao meio ambiente.

AEMB / CDL

Escolha o setor e encontre, em Bombinhas,
tudo o que você precisa.
busca
Bombinhas é, reconhecidamente, um dos destinos mais lembrados e procurados em todo o litoral brasileiro.
publicidade-1
Copyright 2008 - Todos os direitos reservados - AEMBombinhas.com.br
A AEMB/CDL | Associados | Campanhas | Convênios | Notícias e Eventos | Turismo | Contato