logo
titulo-noticias
AEMB NAS DISCUSSÕES DO PROJETO ORLA.
AEMB NAS DISCUSSÕES DO PROJETO ORLA

Pensando na proteção da nossa Bombinhas, representantes do governo federal, municipal, sociedade civil organizada estão participando há vários dias de longas reuniões identificando os problemas encontrados no Município e propondo soluções que busquem adequar as necessidades de moradores e turistas. O trabalho está sendo conduzido por consultoria especializada no assunto a exemplo de outras cidades como Fortaleza que reestruturou sua Orla de forma planejada e estruturada para as gerações futuras.

Com o objetivo de melhorar a estruturação da orla marítima de Bombinhas, representantes do governo federal, municipal, sociedade civil organizada que fazem parte do Projeto Orla, sendo a AEMB uma delas (representada pelos empresários Roseli Capudi, Adriana Ribas e Fernando Dal Molin), estão identificando os problemas encontrados no Município e propondo soluções que busquem adequar as necessidades de moradores e turistas. Tudo está sendo levado em conta, desde a cultura da população pesqueira, as construções de beira de praia que estão irregulares, as restingas, os recuos, os rios que desembocam no mar, a ocupação desordenada, etc. Tudo está sendo registrado de forma a dar visibilidade ao projeto.

Primeiro se faz um retrato da situação atual com fotos e desenhos de cada trecho de toda a Orla, depois se faz um desenho da tendência de como pode ficar se não houver uma intervenção, na sequência se faz um prognóstico com a situação desejada, incluindo descrições e desenhos da situação desejada para o futuro da Orla.

A próxima etapa será a montagem dos trabalhos de cada grupo, onde será criado o Plano Gestor da Orla que deverá ser montado pela FAMAB até 31 de dezembro. No próximo ano será então montado o Comitê Gestor com representantes do poder público e representantes de entidades nomeadas em assembleia, para acompanhar a execução do Plano. Uma das ações será a audiência pública para apresentar o Plano à comunidade. Somente depois disto serão realizado os projetos arquitetônicos para as benfeitorias na Orla conforme sugerido no programa.

Participantes dão opinião sobre os trabalhos:

“O trabalho foi muito interessante, eu como não conhecia muito a Orla de Bombinhas e tenho restaurante na região e participei representando o Núcleo de Gastronomia da AEMB, pude perceber o quanto temos problemas e o quanto temos belezas para preservar e valorizar” avalia Adriana Ribas. “Passamos muitas horas de discussão mapeando cada trecho. Tinha momentos que parecia que não íamos dar conta, mas ao final dos trabalhos pudemos perceber a importância do nível de detalhamento. Foi cansativo, mas importante a participação de nós empresários”, entende Fernado Dal Molin, representando o Núcleo de Hospedagem da AEMB.

“A AEMB como uma das entidades na construção do Projeto Orla para Bombinhas e isto é de fundamental importância, pois, todos nós dependemos do futuro das nossas praias para conduzir nossos empreendimentos. Se descuidarmos desta joia, corremos o risco de afundar este tesouro. Muito cansativo, horas e horas de reuniões de manhã até tarde da noite, mas se mostraram de grande valia, para os objetivos traçados. Precisamos encarar que Bombinhas é linda, mas temos problemas sérios e precisamos estudar cada problema para buscar as melhores soluções. O que não dá é para fechar os olhos e achar que tudo é maravilhoso. Esperamos que a próxima administração municipal valorize este trabalho, pondo em prática tudo o que foi mapeado e planejado” enfatiza Roseli Capudi, representando a diretoria da AEMB, que também tem cadeira no Conselho de Meio Ambiente.

Escolha o setor e encontre, em Bombinhas,
tudo o que você precisa.
busca
Bombinhas é, reconhecidamente, um dos destinos mais lembrados e procurados em todo o litoral brasileiro.
publicidade-1
Copyright 2008 - Todos os direitos reservados - AEMBombinhas.com.br
A AEMB/CDL | Associados | Campanhas | Convênios | Notícias e Eventos | Turismo | Contato