logo
titulo-noticias
VEREADORES RECEBEM EMPRESÁRIOS DA AEMB E CDL.
VEREADORES RECEBEM EMPRESÁRIOS DA AEMB E CDL

Na terça-feira, dia 21, diretores da AEMB e CDL Mário Pera e Gilcinéia dos Anjos, vice-presidente da AEMB Gilmar Rodrigues, o diretor da AEMB Francisco Maciel, respectivamente, coordenadores dos Núcleos de Hospedagens Maria Eleusa Delespinasse, Gastronomia Alexandre Klock e Imobiliária e Construção Civil  Valmor Maito, e  além do empresário Antônio Crispin Filho compareceram à Câmara de Vereadores de Bombinhas, atendendo convite dos vereadores, para apresentação dos trabalhos do Comitê da Água, organismo criado por representantes dos legislativos de Bombinhas e Porto Belo, para tratar mais efetivamente a questão do abastecimento de água nos dois municípios.
O encontro foi realizado no plenarinho da Câmara de Vereadores com as presenças da quase totalidade dos edis bombinenses e grande parte dos diretores das entidades empresariais. A presidente da Câmara de Vereadores Maria Júlia Emilio deu boas vindas aos empresários, salientou a importância de estarem ali, e principalmente abrirem canal de conversação entre os dois segmentos da sociedade, além do Executivo Municipal que também já vem tendo sua participação ativa nesta questão.
Em nome da classe empresarial, representada pelas entidades AEMB e CDL, o presidente da AEMB Mário Pera agradeceu o convite e o espaço concedido para que as entidades - neste caso a CDL cuja presidente Gilcinéia dos Anjos também compareceu – para expressar mais uma vez a grande preocupação de todos quanto à realidade que será enfrentada na alta temporada de Verão, com a ameaça de desabastecimento, apesar das promessas de parte da CASAN de que os fatos vividos no final do ano passado e início de 2013 não vão se repetir. E pela ação permanente dos vereadores em esclarecer e buscar elementos que permitam avaliar se haverá mesmo solução e cumprimento de compromissos que vêm assumidos pela empresa concessionária, os empresários foram ouvir suas conclusões. “Nós viemos aqui, para sentir, ouvir dos senhores e senhoras vereadoras, como está o processo e que certezas teremos em relação à questão do abastecimento de água no Verão, se não vamos ter repetido o estado de calamidade que se abateu sobre Bombinhas na temporada de Verão passada”, disse Mário Pera. O presidente da AEMB ainda acrescentou, que há cinco anos as entidades deflagraram o movimento SANEAMENTO JÁ, que continha a preocupação com o abastecimento da água e o tratamento do esgoto, tendo inclusive sido feito o Plano Diretor do Saneamento que culminou com a lei municipal já existente.
Há em todos uma preocupação clara e evidente quanto aos procedimentos que serão adotados pela CASAN que permita, primeiro resolver o problema do abastecimento normal, recuperação da qualidade da água, no sistema já existente, que acabou falhando no ano passado. “Nós sabemos que investimentos não foram feitos suficientes nestes anos, e que as promessas se arrastaram e continuam nos mesmos termos. Inclusive temos, certamente sidos avaliados como chatos, por tantas e tantas vezes que acionamos e estivemos na CASAN cobrando esta situação”, avaliou a presidente Maria Júlia Emilio.
Há nos vereadores uma preocupação clara quanto aos propósitos e efetivo cumprimento daquilo que vem sendo prometido. Contam contra ou pelo menos dão sentimento de insegurança os prazos e a burocracia, a que órgãos e empresas estatais e de economia mista precisam cumprir, se submetendo às regras dos processos licitatórios. “ Para conseguir executar as obras necessárias a CASAN precisa de 120 dias para licitar e ter os equipamentos que precisa, os pré-moldados, haverá demora, e se não iniciar agora vamos chegar o Verão sem solução”, disse o vereador Alan de Souza. Reforçado o argumento pela vereadora Lourdes Matias, que acha importante exercer um papel de pressão, para que não fiquemos somente nas promessas e nada seja resolvido.
Os vereadores Omar Santos, Aladi dos Santos, Celino João dos Santos Filho e Osmarino da Silva também fizeram declarações de apoio à necessária união geral, todos, Legislativo, Executivo e as diversas entidades da sociedade civil organizada, para que o caso da falta de água e de novos investimentos do saneamento de Bombinhas seja definitivamente resolvido.
A presidente da CDL Gilcinéia dos Anjos defendeu uma forte atuação de todos para acaba de vez com o jogo de empurra e a continuação dos problemas que Bombinhas convive há muito tempo. O diretor da AEMB Francisco Maciel lembrou que não é possível fazer Turismo, trazer milhares de pessoas para a cidade, promover e depois ficar na justificativas, tendo que devolver dinheiro, perdas em todos os setores, inclusive o poder público que deixa de arrecadar, o que foi reforçado pelo vice-presidente da AEMB Gilmar Rodrigues.
Do encontro ficou decidido que unidos, todos, irão buscar soluções que possam pelo menos garantir o abastecimento de água no Verão e seguir cobrando respostas e cumprimento do contrato que a CASAN mantém com o município. Inclusive ações jurídicas necessárias para que chegando em dezembro Bombinhas não se depare com nova calamidade pública pela falta da água. “ Nós sabemos que o problema da água, e também do esgoto, vem se arrastando por anos e anos, não se trata de fato da hora, são consequências das seguidas promessas e nenhuma solução, e então nos deparamos com uma situação que já deveria estar resolvida. E importante, se não formos insistentes e incisivos não teremos soluções. Ninguém é contra CASAN, somos defensores, todos, incluímos a administração municipal, vereadores, sociedade organizadas, moradores em geral de que sejam feitos e cumpridos os compromissos contratuais e seguidamente assumidos”, acrescentou Mario Pera.
A presidente da Câmara de Vereadores Maria Júlia Emílio encerrou a reunião, agradecendo a presença dos empresários, prometeu marcar uma próxima para a semana seguinte, inclusive envolvendo o Poder Executivo, já que a prefeita Ana Paula da Silva tem se envolvido nesta questão e assumido que quer a solução para este grave problema que a cidade enfrenta todos os anos na temporada de Verão. 

Clique na foto para ampliar.
j.miniatura.name}} j.miniatura.name}} j.miniatura.name}} j.miniatura.name}} j.miniatura.name}} j.miniatura.name}}
Escolha o setor e encontre, em Bombinhas,
tudo o que você precisa.
busca
Bombinhas é, reconhecidamente, um dos destinos mais lembrados e procurados em todo o litoral brasileiro.
publicidade-1
Copyright 2008 - Todos os direitos reservados - AEMBombinhas.com.br
A AEMB/CDL | Associados | Campanhas | Convênios | Notícias e Eventos | Turismo | Contato