logo
titulo-noticias
CAMPANHA DE LIMPEZA DE PRAIAS 2013 - BOMBINHAS.
Campanha de Limpeza de Praias 2013 - Bombinhas

Em função das chuvas que se abateram na região e Bombinhas, no 3º final de semana de setembro, em que está previsto no calendário do movimento mundial o DIA DE LIMPEZA DE PRAIAS, o mesmo foi transferido para o último sábado, dia 5. E com todo o sol e brilho de nossas praias, foi propício para uma grande participação de voluntários, representantes de diversas entidades como associações civis, escolas, igreja, secretarias municipais, empresas e mesmo os cidadãos que se dispuseram a participar sem qualquer vínculo com algum órgão.

Liderado pela AEMB - através do seu Movimento: Bombinhas quem Ama Cuida - Dia Mundial de Limpeza de Praias tem sido um momento especial de conscientização para a necessária participação de todos, com o compromisso de manter nosso ambiente limpo. A ideia não é se limitar apenas às áreas junto à orla, mas em todo o município. Sendo assim, visa chamar a atenção para que terrenos baldios, espaços públicos e particulares também recebam a atenção e sejam igualmente limpos, porque qualquer lixou ou descarte acaba indo para o mar e parando nas praias.

Este ano, além da participação das entidades parceiras deste movimento nos anos anteriores, contamos com a presença dos crianças da catequese da Igreja Católica de Bombas, liderados pelo  Padre Jacob Archer e pela da catequista Nadir Cucco, de fundamental importância, uma vez que preservar o meio ambiente também faz parte do processo educativo e de respeito à natureza. Vale lembrar que os católicos celebraram Francisco de Assis no 4, ele que se notabilizou pela defesa dos animais e das plantas.

A participação das escolas municipais na maioria das praias foi também de extrema importância, dando continuidade ao trabalho que se iniciou na campanha de 2012. Vale ressaltar que a participação das professoras e alunos é voluntária, o que demonstra o comprometimento com a causa.  Em Bombas, houve a participação das professoras da 4ª e 5ª séries, com a presença até da Diretora Cristina da escola Manoel Mafra.  `Nossos alunos encontraram vários tipos de lixos e escolheram este barquinho ornamental quebrado, encontrado na restinga para ser restaurado nas aulas de artes, o que servirá de símbolo do trabalho pedagógico  para sensibilizar outras crianças`, comenta a Diretora. “O lixo encontrado nas restingas como pacotes de salgadinhos, garrafas de cerveja, garras pet, tampinhas de garrafas plásticas e muitas pontas de cigarro na areia, comprova que o trabalho deve continuar, e sempre envolver as crianças no processo faz com que olhemos para um futuro melhor e mais consciente”, defende Roseli Capudi coordenadora do movimento na AEMB.

Esta semana serão finalizados os dados de quanto ao volume recolhido de lixo, descartes, detritos na praias. Os números servirão de base para análise própria do movimento em Bombinhas, fazendo uma relação com os anos anteriores e também serão enviados para o Movimento Mundial do Dia de Limpeza de Praias, que faz a coleta em todas as partes do Mundo dando a dimensão de quanto lixo invadem nossas praias a cada ano. E isto, somente  onde são recolhidas e alimentadas as informações. Há que se considerar que poucas praias brasileiras participam do movimento. Em Santa Catarina, Bombinhas talvez seja umas poucas.

 

AEMB     CDL

Clique na foto para ampliar.
j.miniatura.name}} j.miniatura.name}} j.miniatura.name}} j.miniatura.name}} j.miniatura.name}} j.miniatura.name}} j.miniatura.name}} j.miniatura.name}} j.miniatura.name}} j.miniatura.name}} j.miniatura.name}} j.miniatura.name}}
Escolha o setor e encontre, em Bombinhas,
tudo o que você precisa.
busca
Bombinhas é, reconhecidamente, um dos destinos mais lembrados e procurados em todo o litoral brasileiro.
publicidade-1
Copyright 2008 - Todos os direitos reservados - AEMBombinhas.com.br
A AEMB/CDL | Associados | Campanhas | Convênios | Notícias e Eventos | Turismo | Contato