logo
titulo-noticias
ENCONTRO NA CÂMARA DISCUTE QUESTÃO DO SANEAMENTO BÁSICO.
ENCONTRO NA CÂMARA DISCUTE QUESTÃO DO SANEAMENTO BÁSICO

A AEMB e a CDL estiveram presentes no encontro promovido pela Câmara de Vereadores de Bombinhas sobre a questão do saneamento básico no município. O movimento lançado na semana passada, dia 28, intitulado Saneamento Já, convergiu diretamente ao mesmo já deflagrado pelas entidades em 2008 e que agora ganha força pela intervenção do Poder Legislativo. Desde 2008 alguns alcances já foram sentidos, como a preparação do estudo e diagnóstico da realidade do sistema em Bombinhas – abastecimento de água e coleta e tratamento do esgoto – e da elaboração do Plano Diretor do Saneamento Básico entregue ao Poder Executivo em 2009 que culminou com as leis já aprovadas referente ao setor que norteiam a partir de então a política dos investimentos necessários na área, numa visão no horizonte para os próximos 30 anos.

A inciativa do movimento agora foi do vereador Ernani da Silva, devidamente apoiado pelos demais vereadores, que resultou no encontro realizado na sexta-feira, 28, às 18:00 horas no plenário da Câmara de Bombinhas. O Executivo Municipal esteve representado pelo vice-prefeito e secretário de Saúde e Vigilância Sanitária, Paulo Henrique D. Muller, e representou as entidades empresariais o presidente da AEMB Mário Pera. Os trabalhos foram conduzidos pela presidência da Câmara Maria Júlia Emílio.  Também compareceram os empresários Gilcinéia dos Anjos, presidente da CDL, Francisco Maciel diretor da AEMB e Bianca Seibt coordenadora do Núcleo de Hospedagens da AEMB.

O Secretário da Saúde e vice-prefeito Paulo Henrique D. Muller informou ao presentes que já há um processo adiantado na CASAN para assinatura do contrato de financiamento e execução das obras em Bombinhas, cujo valor destino é da ordem de R$ 46 milhões, mas que os estudos estão na dependência das licenças ambientais da FATMA. E que é compromisso da administração municipal tornar realidade a ampliação do sistema de tratamento de esgoto no município.

Na explanação que fez aos presentes sobre o movimento Saneamento Já, o presidente da AEMB destacou que foram os mesmos motivos de preocupação de hoje que os levaram há seis anos desbravar o mesmo movimento. Naquela oportunidade acabavam de ter passado por um temporada de problemas com falta de água mais intensa e esgoto sem tratamento. Daí a busca por um basta. Mas ao buscar as soluções detectaram que era preciso primeiro diagnosticar o problema, saber sua extensão para ter a solução ou apresentar os caminhos para a solução. E nesta busca vieram à tona os caminhos a seguir. E a preparação do Plano Diretor do Saneamento Básico era fundamental, até para o município se enquadrar no que determina a lei federal 10.445-07.  E tudo foi construído observando a legislação, com entrega do material pronto no começo de 2009. Agora Bombinhas tem sua legislação próprio, tem que efetivar através dos recursos, investimentos da empresa concessionária ou por iniciativa do próprio município para que implante de vez as melhorias há muito reclamada por todos. “Não podemos esconder o sol com peneira, não dá para ficar arrumando desculpas na vivência do problema, é preciso ir mais fundo, dar um basta. Quando estamos com problema da falta de água temos todas as saídas, ideias e revolta na cobrança. Passa o movimento mais acentuado, parece que ficamos mudos e deixamos a coisa como está. É preciso começar já para não faltar tanta água no Verão que vem”, falou Mário Pera e disse mais: “Bombinhas sofre as agruras da falta de investimentos no Saneamento Básico, setor fundamental numa cidade que está focada em toda a sua economia nos belezas naturais, nos mananciais próprios, tanto das praias quanto da própria mata atlântica”. O movimento iniciado pela AEMB em 2008 teve apoio do Instituto Kat Schurmann, associações de moradores de Bombinhas, CDL, AMA. E partir do mesmo foi criado a marca Bombinhas Quem Ama Cuida. Teve importante repercussão com realização de abaixo-assinado junto à comunidade que alcançou mais de 1.200 assinaturas, foi promovida uma carreata em defesa da água, com título Nossa Água Já. Todo este processo resultou na decisão do então prefeito Manoel Marcílio dos Santos de acionar a Justiça para quebrar o contrato-convênio mantido com a CASAN, mas a discussão ainda está no Judiciário.

O vereador Ernani da Silva justificou a inciativa de promover o movimento no fato de mais uma temporada de Verão em que todos sofrem os mesmos problemas e são escancaradas nossas deficiências, em abastecimento de água e tratamento do esgoto. “Não podemos pensar e defender somente mais um acesso, sem pensar no que podemos fazer aqui, oferecer, preservar. E isto é o que estamos vendo, a falta de preocupação com a realidade posta. Chega de ficarmos assim vivendo de promessas e sem construir o que é necessário, por isso convidamos a comunidade para entrar neste movimento, vestir a camisa, colar adesivo e reforçar assinando abaixo-assinado”.

Para a presidente da Câmara Maria Júlia Emílio está mais que na hora de juntar os esforços. Na Câmara todos os vereadores são favoráveis e defendem as iniciativas neste sentido, por diversas vezes participaram de reuniões, fazendo visitas nos locais, acompanhando e apoiando as iniciativas do Executivo para garantir os investimentos e melhorias prometidos pela CASAN. E anunciou que seria formada uma comissão de representantes do setor público e privado – uma espécie de Fórum – para seguir discutindo as ações a partir de agora. Ficará assim composto: dois do Legislativo; dois do Executivo; um representante da AEMB; um representante da CDL e dois representantes da Comunidade.

Ao final foi aberta a discussão do assunto para a comunidade presente e houve manifestações de diversas correntes, mas todas apoiando a ideia de se cobrar resultados no setor, fazendo com que Bombinhas alcance o desenvolvimento ideal na área do Saneamento Básico.

 

AEMB      CDL

Clique na foto para ampliar.
j.miniatura.name}} j.miniatura.name}} j.miniatura.name}} j.miniatura.name}} j.miniatura.name}} j.miniatura.name}} j.miniatura.name}}
Escolha o setor e encontre, em Bombinhas,
tudo o que você precisa.
busca
Bombinhas é, reconhecidamente, um dos destinos mais lembrados e procurados em todo o litoral brasileiro.
publicidade-1
Copyright 2008 - Todos os direitos reservados - AEMBombinhas.com.br
A AEMB/CDL | Associados | Campanhas | Convênios | Notícias e Eventos | Turismo | Contato