logo
titulo-noticias
MOVIMENTO SANEAMENTO JÁ SE REÚNE NA CASAN - AEMB E CDL REPRESENTADOS.
MOVIMENTO SANEAMENTO JÁ SE REÚNE NA CASAN - AEMB E CDL REPRESENTADOS

Dentro das atividades e ações do MOVIMENTO SANEAMENTO JÁ, iniciado na AEMB e CDL em 2008, retomado este ano pela Câmara de Vereadores de Bombinhas, por iniciativa do vereador Ernane da Silva – aconteceu uma reunião esta semana, no dia 11, quarta-feira na sede da CASAN em Florianópolis, com o seu presidente Valter Gallina.  Representando a AEMB e a  CDL compareceram Mário Pera e Adauto Saturnino Januário, respectivamente, que compuseram a comissão que esteve na  CASAN com os vereadores Maria Julia Emílio, Lauro Silveiro da Silva (Laurinho), Ernani da Silva, Lourdes Matias, Alan de Souza, Aladi dos Santos, o chefe de gabinete da prefeitura de Bombinhas Omar dos Santos e Camila Demétrio de Oliveira representando entidades comunitárias.

No encontro o presidente da AEMB Mário Pera fez rápida explanação do movimento que iniciou em 2008, além de expressar a preocupação de Bombinhas pelo estado em que se encontra o sistema de abastecimento de água no município, uma calamidade nos últimos dois anos, especialmente no Verão, numa cidade que está dentre os maios procurados destinos turísticos de Santa Catarina. Sem contar o tratamento de esgoto que é a garantia efetiva da qualidade de vida da população permanente e dos milhares de visitantes, e sobretudo pela garantia de manter suas belezas naturais, com praias limpas e agradáveis. “Não podemos mais empurrar com a barriga, ir passando ano e ano sem solução e sempre com a esperança acalentada pelas promessas que vêm se repetindo e não cumpridas”, disse Mario Pera. Que foi reforçado pelo empresário Adauto Januário, que lembrou da necessária participação da comunidade nas decisões da CASAN pelo processo da Gestão Associada,  que abre espaço para intervenção e interação da comunidade, através de órgão oficiais e civis devidamente colocados para este fim. “Pensamos numa clareza dos números e realidade da CASAN, e é por isso que entendemos que deve se a relação com o município”, defendeu Adauto.

A representante da comunidade organizada Camila de Oliveira destacou com é preciso olhar com carinho a realidade das regiões de Bombinhas. “Agora é momento de implantar sistemas em Mariscal, por exemplo, que ainda está com espaço para ampliação de redes, fato que resulta em um fator importante. E queremos uma cidade sustentável, de qualidade de vida, o saneamento é passo importante para isso”, disse.

A presidente da Cãmara Maria Júlia Emílio, ponderou que a decisão de se reunir com o presidente da CASAN foi tirado das propostas discutidas pela comissão, que tem como objetivo esmiuçar todos os processos em andamento. Tanto que na semana passada representantes da Comissão foram recebidos pelo presidente da FATMA que apresentou a tramitação do projeto de implantação do esgoto em Bombinhas, e que não apresenta qualquer entrave de ordem ambiental. “Estamos preocupados e queremos que tudo saia do papel, que acabemos de vez com as promessas e tenhamos respostas”, disse Maria Júlia.

O vereador Enarni da Silva justificou a iniciativa, também reforçando que não é possível ficar só ouvindo promessas e entra ano sai ano não acontece nada. Assim como reforçaram os vereadores Alan de Souza e Aladi dos Santos. A vereadora Lourdes Matias considerou que é preciso ter uma responsabilidade com Bombinhas, que faz tempo que tudo é muito empurrado com a barriga e lembrou ao presidente da CASAN Valter Gallina que como conhece bem as praias do municípios, até por veranear em Bombinhas, tem a dimensão da realidade e com  isso um compromisso com o município.

O presidente da CASAN agradeceu a visita. Relatou que tem sido cobrado insistentemente por todos os setores do Município de Bombinhas, como a prefeita municipal, Cãmara de Vereadores, associações empresariais e comunitárias, deputados que representam a região. “Há uma dívida com Bombinhas, sabemos disso, mas há também, finalmente alguma luz no fim do túnel. Temos projetos em andamento, sendo analisados, licenças em via de serem liberadas. Temos a expectativa de que em dois meses já assinemos contratos. Para quem espera 20 anos, esperar mais dois meses não é tão ruim assim”, defendeu Gallina. Que marcou para o dia 7 de julho uma reunião em Bombinhas na Câmara Municipal onde serão apresentados termos do contrato a ser firmado para execução das obras de implantação do esgoto.  O deputado Aldo Schneider compareceu ao encontro, reforçando seu apoio às reivindicações , ele que agendou com o presidente da CASAN a audiência com a comissão de representantes de Bombinhas.

 

AEMB  CDL

Clique na foto para ampliar.
j.miniatura.name}} j.miniatura.name}} j.miniatura.name}} j.miniatura.name}} j.miniatura.name}} j.miniatura.name}}
Escolha o setor e encontre, em Bombinhas,
tudo o que você precisa.
busca
Bombinhas é, reconhecidamente, um dos destinos mais lembrados e procurados em todo o litoral brasileiro.
publicidade-1
Copyright 2008 - Todos os direitos reservados - AEMBombinhas.com.br
A AEMB/CDL | Associados | Campanhas | Convênios | Notícias e Eventos | Turismo | Contato