Aconteceu nesta manhã, na prefeitura, uma reunião para explanação da situação da Avenida Leopoldo Zarling, Bombas, quanto às obras de reurbanização. O cronograma informado no encontro de 02 de outubro segue com objetivo de cumprimento, isto é, até 30 de novembro o encerramento de todos os trabalhos de retirada e compactação do leito da avenida e melhorias nas calçadas, até a ponte.
Na reunião a prefeita Ana Paula da Silva anunciou que em função dos atrasos, especialmente no que se refere a parte da CASAN quanto à rede de esgoto, a obra da citada avenida deverá ser totalmente concluída até outubro de 2015. E por conta dos problemas enfrentados direta e indiretamente por quem mora e tem negócios em torno da avenida, bem como todo o município, já que é entrada principal da cidade, foram buscadas soluções que paliativamente poderão resolver até que tudo seja concluído.
Mas a reunião como já prevista há um mês, e marcada na semana passada pra esta terça, tinha como objetivo principal a cobrança por parte de moradores e proprietários de negócios, quanto aos problemas gerados com a poeira, resultado do material aplicado na compactação do piso de rolamento, e que com o uso de caminhão pipa para molhar, não está surtindo efeito, tornando quase insustentável manter os negócios funcionando normalmente. As perdas sentidas nestes últimos dois meses são elevadas para a economia local, especialmente nos meses de outubro e novembro quando o fluxo de turistas já aumenta consideravelmente.
Sobre esta questão do pó o secretário de Planejamento Rubens Spernau apresentou algumas alternativas que foram buscadas, dentre as quais até mesmo a possibilidade de colocação de uma camada de asfalto, porém o custo e a demora em resolver, pelos trâmites legais, se torna inviável. Então das alternativas possíveis deverá ser colocado uma camada de área lavada, com uma certa inclinação, o que eliminará a poeira e com a compactação melhorará bastante a situação, até o fim da temporada de Verão, que é quando serão retomados os trabalhos de continuidade da obra.
Sobre o prazo, representantes da empresa reafirmaram que até o final deste mês estará concluído como prometido.
AEMB CDL