logo
titulo-noticias
NÚCLEO DE GASTRONOMIA DA AEMB E HARMONIZAÇÃO DE VINHOS.
Núcleo de Gastronomia da AEMB e harmonização de vinhos

Um mercado em franca ascensão, brasileiros cada vez mais apreciando tomar vinhos e espumantes. Rotina que se amplia em casa, no encontro de amigos, mas muito maior nos restaurantes de todos os sabores e gostos e padrões. Como disse o sommelier Getúlio dos Santos profissional da Pericó, tomar vinhos e espumantes tende a ser como se toma cervejas. Assim como se tem a facilidade de escolher cervejas pelas suas características, mesmo sem fazer cursos, treinamentos ou ser especialista, se vai ao supermercado e se escolhe pelas características que elas possuem. Assim, segundo ele, deve acontecer com os vinhos. Aos poucos o público consumidor vai se inteirando de cada tipo de uva, a que mais lhe agrada ou convém à comida ou ambiente que se quer combinar. A harmonização é simplesmente combinar os sabores, os paladares, quando um vinho mais encorpado combina com certa comida. Porque tipos de vinhos são indicados para opções diferentes na gastronomia. Peixes, carnes têm seus vinhos preferidos. Brancos, tintos, roses, secos, demi-secos, suaves, doces. Espumantes igualmente se põem como acompanhamentos ideais em momentos também adequados. A questão da temperatura ideal para serem servidos e degustados.

A iniciativa de promover este workshop denominado Harmonização de Vinhos é do Núcleo de Gastronomia da AEMB, uma parceria envolvendo integrantes do mesmo. A empresa proprietária da marca Empório D´Matildes (novo espaço de comércio de queijos, vinhos, espumantes e produtos afins ), que inaugura em setembro no centro de Bombinhas, foi a responsável por trazer o sommelier da Pericó – já reconhecida e premiada marca de vinhos e espumantes – de São Joaquim. Isto possibilitou que proprietários de diversos empreendimentos da gastronomia de Bombinhas, além de colaboradores também de empresas locais – empresas estas associadas à AEMB e integrantes do Núcleo de Gastronomia – puderam aprender e alguns aprimorar (porque já têm conhecimentos na área), conhecimentos sobre como servir bem vinhos e espumantes. O encontro foi realizado na Tomatino Catina Italiana, apoiadora do evento, também integrante do Núcleo de Gastronomia. O empresário Eugênio Reques, conhecido Toni, do futuro Empório D´Matildes considera fundamental iniciativas assim, porque aproxima o produtor/fornecedor do produto ao consumidor final, através dos agentes indutores finais, que são os donos dos restaurantes e casas similares do setor da gastronomia bem como os garçons, maitre e chefes de cozinhas que também dão seus palpites se consultados sobre melhor tipo de vinho para determinada refeição. O coordenador do Núcleo de Gastronomia da AEMB Mário Pera considerou importante dar a largada para um evento muito bem elaborado, elegante e com os detalhes projetam para os ambientes que cada um pode produzir para satisfazer o cliente. “Começamos há uns quatro meses na retomada do núcleo, e propomos agir, atuar para trazer pra dentro da AEMB um setor que produz muito, elabora muito, harmoniza muito, atrai muito e atende muita gente durante todo o ano em Bombinhas: nossas casas de gastronomias, nas suas diversas versões. Precisamos nos preparar. Preparar não é elevar o alcance ou tornar mais chique o que é simples e agradável. Mas fazendo bem para o seu público. Pode ser uma pequena lanchonete, uma padaria. Todos querem ser bem atendidos. E mais importante todos os empresários que estão à frente do negócio também querem resultados. Esta harmonização também é fundamental. Vamos promover novos eventos, treinamentos e tudo que vier a tornar a gastronomia de Bombinhas mais presente e destacada, como já é especial e saborosa”. Cursos para garçons e manipulação de alimentos estão na pauta para serem oferecidos também aos nucleados e associados da AEMB.

 

Este mês será distribuído o primeiro Guia do Núcleo denominado Temperos de Bombinhas, com 20 opções de restaurantes e similares. 

Clique na foto para ampliar.
j.miniatura.name}} j.miniatura.name}} j.miniatura.name}} j.miniatura.name}} j.miniatura.name}} j.miniatura.name}} j.miniatura.name}} j.miniatura.name}} j.miniatura.name}} j.miniatura.name}} j.miniatura.name}} j.miniatura.name}}
Escolha o setor e encontre, em Bombinhas,
tudo o que você precisa.
busca
Bombinhas é, reconhecidamente, um dos destinos mais lembrados e procurados em todo o litoral brasileiro.
publicidade-1
Copyright 2008 - Todos os direitos reservados - AEMBombinhas.com.br
A AEMB/CDL | Associados | Campanhas | Convênios | Notícias e Eventos | Turismo | Contato