logo
titulo-turismo

História

Localizada em uma bela península no litoral norte de Santa Catarina, Bombinhas tem sua origem de uma antiga vila de pescadores de descendência açoriana, cujos traços culturais ainda estão bem presentes no jeito cantado de falar, na culinária à base de frutos do mar, em seu rico e colorido artesanato, nas festas religiosas e típicas como o Terno de Reis e o Boi de Mamão. 

O município, emancipado em 1992, desmembrado da vizinha Porto Belo, constitui-se num importante pólo turístico de Santa Catarina, recebendo na temporada mais de 200 mil visitantes vindos de todas partes do Brasil e vários outros países atraídos por suas belezas naturais. 

Sua atividade econômica é voltada principalmente à exploração do turismo, com centenas de pousadas, hotéis, bares e restaurantes, além de operadoras de turismo e serviços, que atendem a todo tipo de turista. Outras atividades que merecem destaque é a construção civil, a pesca artesanal de camarões e peixes e o cultivo de ostras e moluscos. 

A origem de seu nome, segundo a corrente mais difundida, deve-se ao fato de o barulho das ondas pequenas, que ao quebrarem na beira da praia, lembram o estampido de bombinhas. 

images/upload/utils/miniaturas/mariscal_1.jpg images/upload/utils/miniaturas/02_2.jpg images/upload/utils/miniaturas/03_4.jpg images/upload/utils/miniaturas/04.jpg images/upload/utils/miniaturas/05_2.jpg images/upload/utils/miniaturas/06_4.jpg images/upload/utils/miniaturas/gastronomia_5.jpg images/upload/utils/miniaturas/mariscal_2.jpg images/upload/utils/miniaturas/ribeiro_1.jpg

Geografia e Paisagens

A península abriga mais de 30 lindas praias (fonte: Secret. do Turismo da Prefeitura de Bombinhas)  de areias brancas e águas cristalinas, emolduradas por morros verdejantes, proporcionam um dos melhores mergulhos do país, além de opções variadas de esportes náuticos, ecoturismo e principalmente muito lazer e descanso.

Bombinhas oferece aos seus visitantes a possibilidade de realizar passeios de barco, passeios de bicicleta, pesca e caminhadas ecológicas. 

Lugar privilegiado pela natureza, Bombinhas é um ótimo lugar para se investir e viver. 

Altitude
Do nível do mar até 568 metros. 

Área territorial
36,60 km². 

Relevo
Um pouco acidentado, situado na faixa litorânea e, apresentando em sua configuração geográfica saliências (morros e pontas), reentrâncias (enseadas), costões pedregosos com escarpas abruptas em alguns locais e belíssimas praias. 

O que fazer

Trilhas Ecológicas
Bombinhas é um Município rico em diversidade de paisagens, fauna e flora. 
Sugerimos caminhadas no meio da Mata Atlântica entre praias desertas e a vegetação típica da Zona Costeira. As trilhas mais procuradas são a trilha do Morro do Macaco e a Trilha da Galheta. 

Mergulho
Atividade mais conhecida do município. As águas cristalinas de Bombinhas fizeram desta, a Capital do Mergulho Ecológico, favorecendo assim, este esporte. 

Escuna
Há várias opções de passeios de escuna na região. Várias ilhas a serem visitadas. Passeio a Ilha de Porto Belo.
Passeio a Reserva Biológica Marinha do Arvoredo, que é formada pela Ilha da Galé, Ilha do Arvoredo, Ilha Deserta e o Calhau de São Pedro. 

Passeios a cavalo
Toda a família se diverte em um inesquecível passeio. 

images/upload/utils/miniaturas/arvoredo.jpg images/upload/utils/miniaturas/passeios.jpg images/upload/utils/miniaturas/trapiche.jpg
Escolha o setor e encontre, em Bombinhas,
tudo o que você precisa.
busca
publicidade-2
Copyright 2008 - Todos os direitos reservados - AEMBombinhas.com.br
A AEMB/CDL | Associados | Campanhas | Convênios | Notícias e Eventos | Turismo | Contato